A pluridaridade do Marketing no mundo Transmídia

Atualmente, a necessidade de impressionar o consumidor e conquistá-lo vem obrigando cada vez mais as empresas de diversos setores a buscarem na transmídia uma solução para ser o diferencial. A indústria do entretenimento já navega nestes mares há algum tempo e hoje vive na saga dos Vingadores seu maior e melhor exemplo.


Veja só, se o propósito da técnica é permitir que o telespectador viva a trama em todo seu ápice, não há como fugir dos heróis da Marvel, que mais uma vez chegam aos cinemas no filme Capitão América: Guerra Civil. Uma semente que foi plantada em uma cena pós-créditos no filme do Homem de Ferro, em 2008 (ou seja, não fazia nem parte da trama original da história apresentada). Atualmente, aquela semente chega ao meio do caminho e já rendeu 12 produções cinematográficas, duas séries na TV, outras duas no Netflix e um calendário com novidades em todos os meios até 2019.


Se tratando de uma saga envolvendo tantas mídias diversas, personagens com seus fãs vindos dos quadrinhos, uma duração mínima de onze anos (sim, isso mesmo, a história completa será contada em onze anos) e as marcas Marvel e Disney por trás de tudo isso, não podemos deixar de imaginar a quantidade de produtos para vendas, desde os brinquedos para todos os gostos e idades até produtos voltados para os jovens de outrora que cresceram lendo os “gibis” de heróis. Para esta tribo, temos aparelhos de barbear, canetas executivas, jóias, bolsas e até linhas especiais de carros (não de brinquedo, mas de verdade).


Neste cenário, conseguimos ver que, na realidade, os filmes e seriados, apesar de suas arrecadações recordes, são apenas um meio para se atingir o imaginário das pessoas. A mesma estratégia é utilizada pela Coca Cola e Audi (na Alemanha) em campanhas diversas e datadas. Hoje, várias empresas buscam na transmídia um caminho para permitir que seus clientes tenham uma experiência completa ao utilizar seus produtos, sejam aplicativos para celulares, jogos para computador, participações em filmes ou até produções próprias na internet. Mas o objetivo é um só, diminuir o espaço da concorrência e não sair da mente do consumidor


#transmidia #jornalismo #comunicação #marketing #GuerraCivil #filmes #cinema #Marvel

Últimos Posts